CASA DE ACOLHIDA SÃO JOSÉ

 

“Acolher a serviço da dignidade humana”.

 

História

 

O atendimento voltado à população em situação de rua já vem sendo ofertado pela Província há muito tempo, em especial em municípios paranaenses como Londrina e Maringá. No entanto, foi a partir de 2009 que a sede administrativa da Província, localizada em Curitiba, passou a atender essa população de forma sistemática e continuada, ofertando café da manhã para aqueles/as que vinham de forma espontânea.

 

O serviço era realizado na rua, em frente à Casa Provincial, de forma improvisada e com pouca estrutura. Com a ampliação da demanda e a preocupação em assegurar um atendimento digno, em 2010 foi adquirido um imóvel ao lado da sede. As Irmãs Filhas da Caridade pensaram na elaboração de um projeto que, além do café, oferecesse um atendimento especializado na perspectiva interdisciplinar, desdobrando-se em encaminhamentos para o acesso aos serviços ofertados pela rede socioassistencial, de proteção especial, serviços de políticas públicas setoriais, sociedade civil organizada e demais órgãos do sistema de garantia de direitos.

 

Em agosto de 2012, após organização do espaço físico, deu-se início ao funcionamento da casa que recebeu o nome de Casa de Acolhida São José.

 

Missão

 

Ofertar um serviço especializado, digno e de qualidade à população em situação de rua que procura a Casa de forma espontânea, proporcionando a defesa e garantia de direitos.

 

Serviços ofertados

 

Inscritos no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) como serviço especializado para a população em situação de rua e tipificado como Serviço de Proteção Social Especializada de Média Complexidade, o projeto atende, em média, 70 pessoas por dia, oferecendo:

 

  • Acolhimento com café da manhã;
  • Espaço para banho e lavanderia;
  • Assessoramento, defesa e garantia de direitos por meio do serviço social, serviço jurídico, estagiários/as e voluntários/as.

 

Horário de atendimento

Segunda a sexta-feira: das 8h às 12h

Sábado: das 7h30 às 12h

 

Atendimento - Serviço Social

Segunda a sexta-feira: das 8h às 12h.

 

 

Participação em Políticas Públicas e Controle Social

 

A Casa de Acolhida São José é membro titular no Comitê de Acompanhamento e Monitoramento das Ações Concernentes à Política Nacional para a População em Situação de Rua no âmbito do município de Curitiba (CIAMP – Rua). Atua, igualmente, em apoio ao Movimento Nacional da População de Rua (MNPR).

 

Parcerias

 

A complexidade que envolve a realidade das pessoas que estão em situação de rua e os desafios de se ofertar um serviço que possa atender com efetividade essa população na perspectiva da emancipação social e econômica, é tarefa realizada de forma colaborativa. Essa cooperação se dá através de parcerias com pessoas físicas, entidades, instituições, rede socioassistencial e outros órgãos de defesa que possam contribuir de alguma forma na melhoria dos serviços ofertados.

 

A Casa está, igualmente, de portas abertas para quem desejar colaborar com a obra.

 

Contatos

 

Casa de Acolhida São José

Rua Paula Gomes, 1046, São Francisco

Curitiba/PR – CEP: 80.510-020

Telefone: (41) 3221 7029

acolhida@provinciacuritiba.com.br

www.filhasdacaridade.com.br