06/10/2017

Pe. Marcos Gumieiro é acolhido como Diretor Provincial das Filhas da Caridade

 

Uma Celebração Eucarística com a presença expressiva das Irmãs e de co-irmãos da Congregação da Missão marcou a acolhida oficial de Pe. Marcos Gumieiro como Diretor Provincial das Filhas da Caridade da Província de Curitiba. Nomeado pelo Superior Geral, Pe. Tomaž Mavric, em junho de 2017, para um mandato de seis anos, Pe. Marcos assume com abertura e disponibilidade a missão de acompanhar e animar a vida espiritual das Irmãs, disposição expressa na simplicidade e espírito de pertença das palavras dirigidas às Irmãs na missa de posse. Em processo de transição da antiga missão de Angola para o Brasil, o novo diretor se estabelecerá definitivamente na nova função em janeiro de 2018.

 

O ofício do Diretor Provincial remonta as origens da Companhia e representa um vínculo de estima e cooperação entre as duas fundações vicentinas - Congregação da Missão (1625) e Companhia das Filhas da Caridade (1633). Foi Santa Luísa de Marillac que sempre desejou e fez todo o possível para que as Filhas da Caridade recebessem a ajuda espiritual dos Padres Lazaristas, como também são conhecidos, a fim de garantir a fidelidade ao espírito próprio da Comunidade que, na época, se apresentava como uma novidade para o mundo e para a Igreja. Em sintonia com essas intuições dos primeiros tempos, a Companhia continua valorizando este serviço, acolhendo a presença fraterna deste co-irmão.

 

Na realização de sua missão, o Diretor Provincial atua em colaboração com a Visitadora e seu Conselho, zelando pela vivência do carisma e pela formação das Irmãs, de modo especial as Irmãs Serventes (coordenadoras de Comunidade), visitando as comunidades locais, acompanhando em questões relativas à vivência dos votos, colocando-se em disposição de escuta, especialmente por ocasião dos retiros anuais (C. 75; E. 56).

 

Em espírito de fé e comunhão de carisma, a Província de Curitiba acolhe Pe. Marcos com alegria, na certeza de que sua disponibilidade, espírito missionário e convicção vocacional são dons que muito contribuirão para a fidelidade da Companhia à sua missão de amar e servir afetiva e efetivamente Jesus Cristo na pessoa dos Pobres. Tal motivação é impulsionada pelas comemorações dos 400 anos do Carisma Vicentino, que movem os/as continuadores/as das intuições do Fundador Vicente de Paulo, a revisitar a história e atualizar para os tempos atuais o impulso do Espírito que configurou seu viver.

 

 

Galeria