24/05/2017

Manter a chama acesa: mística, comunhão e missão

Entre os dias 20 a 23 de abril de 2017 aconteceu na Casa Central das Filhas da Caridade da Província Rio de Janeiro, o III Encontro Interprovincial de Irmãs Jovens, que contou com a presença de Irmãs entre 10 a 15 anos de vocação, das Províncias do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, somando um total de 58 participantes.

 

Em resposta a algumas solicitações do último Interprovincial realizado em Mariana, Província de Belo Horizonte, no ano de 2016, a equipe organizadora cuidou para que a programação deste encontro levasse em consideração os três eixos principais da nossa vida de Filhas da Caridade: a vida de Missão, a vida de Oração e a vida Fraterna, tendo como perspectiva os 400 anos do Carisma Vicentino.

 

Irmã Maria Cristina D’Abruzzo, Visitadora da Província do Rio de Janeiro, abriu o encontro dando as boas-vindas a todas as Irmãs. Seguiu-se, então, uma apresentação que trouxe o aspecto cultural característico da cidade do Rio de Janeiro, sendo realizado um “Carnaval fora de época”, muito acolhedor e dinâmico, demonstrando a importância da harmonia que deve haver entre todas as nossas Províncias, simbolizada pela harmonia das alas de uma escola de samba.

 

No dia seguinte, o primeiro momento de espiritualidade, conduzido pela Província de Belo Horizonte, ressaltou a importância da Divina Providência em uma dinâmica que nos fez repensar sobre se “o que temos em nossas mãos”, estimulando-nos a colocar à disposição aquilo que recebemos de Deus para nossa caminhada de fé. Este momento orante e contemplativo serviu de introdução ao tema desenvolvido por Irmã Rosalie Carvalho, da Província do Rio, que abordou o contexto histórico e a fundação da Província, apresentando suas principais obras. Após esta preciosa colaboração, fomos convidadas a conhecer um pouco mais da Colina do Matoso, visitando seus principais lugares, tais como as Comunidades Mère Blanchot e Rosalie Rendu, onde residem as Irmãs idosas da Província e que precisam de uma atenção toda especial; o Hospital São Vicente de Paulo e, por fim o Memorial que “guarda” a história da Província Mãe das Filhas da Caridade, no Brasil.

 

Uma vez feito o resgate memorial do caminho percorrido por nossas primeiras Irmãs em terras brasileiras, pisamos o chão da realidade dos Pobres com a colaboração de Irmã Maria Vanda de Araújo, da Província do Recife, que falou sobre a “Revitalização de Serviço dos Pobres na Companhia das Filhas da Caridade à luz dos 400 anos do Carisma Vicentino”, contemplando assim, um primeiro eixo de nossas vidas – a missão.

 

Na sexta-feira, depois de alimentadas pela comunhão eucarística, com o Corpo e Sangue do Senhor, Irmã Maria Cristina D’Abruzzo e demais Irmãs que compõem o Conselho Provincial, apresentaram-se falando de sua missão junto à Província do Rio de Janeiro, bem como algumas referências ao número de casas e Irmãs.

 

Irmã Carolina Mureb, da Província do Rio de Janeiro, partilhou conosco o segundo eixo de nossa consagração: a vida fraterna, a partir do tema “Viver juntas em grande união e cordialidade: a vida fraterna segundo Santa Luísa de Marillac”. Após o almoço, o Padre Alexandre Nahass Franco, Diretor Provincial das Irmãs da Província do Rio de Janeiro, muito nos acrescentou ao falar sobre “Mística Vicentina: Contemplativas na ação”, considerando assim outro eixo de nossa vida consagrada – a oração.

 

Além de toda formação cristã e vicentina, tivemos a oportunidade de participar de momentos celebrativos e orantes como Celebrações Eucarísticas e do Momento Mariano, muito bem dinamizados, fazendo memória dos 400 anos do Carisma Vicentino e do Ano Mariano em virtude dos 300 anos da manifestação de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil e dos 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima.

 

Participamos igualmente de gincanas recreativas, preparadas pelas Irmãs das três Províncias, momento oportuno para vivenciarmos, na prática, o que o Papa Francisco nos recomenda no documento Evangelii Gaudium: a alegria do Evangelho.

 

Foi com grande alegria, sentido de pertença e forte desejo de praticar e continuar sendo fieis ao Carisma de Vicente e Luísa, que celebramos a Eucaristia de Envio, certas da proteção de Maria, a Mãe Aparecida, em nossa vida e vocação. Nesta celebração, trouxemos bem presente, uma prece especial por nossas Comunidades Locais que nos acompanharam com suas orações, bem como por todos aqueles que se dedicaram para o bom êxito deste encontro, seja de forma direta ou indireta.

 

Na certeza de nos reencontrarmos na Província de Curitiba para o IV Encontro Interprovincial de Irmãs até 15 anos de vocação, no próximo ano, partimos para nossas Províncias impelidas pelas mesmas palavras dirigidas pelo Padre Etienne às nossas primeiras Irmãs: “Parti, minhas Irmãs! Levai numa das mãos o archote da fé e na outra a chama da caridade! São Vicente vela por vós e Maria vos conduzirá ao porto! ”.

 

Irmã Adriana Felix Coelho – Província de Curitiba
Irmã Maria Lucia S. Ramos – Província de Belo Horizonte
Irmã Sandilene Maria de Sousa Bocafoli – Província do Rio de Janeiro

Fonte: http://filles-de-la-charite.org/pt/keeping-the-flame-burning-mystics-communion-and-mission/ (Acesso em: 24 mai. 2017)

Galeria