14/02/2018

CECIMPO realiza XXII Encontro Provincial Anual

 

Motivadas pelas expressivas palavras de Merè Guillemin no seu cinquentenário de morte - Coloquemos a serviço de nossos irmãos, membros sofredores de Cristo, todas as possibilidades da alma, de coração e de espirito que Deus nos deu e que temos obrigação de desenvolver para Lhe consagrar” - as Comunidades Inseridas em Meios Populares e Casas de Pastoral, em número de 25 participantes, reuniram-se nos dias 10 a 12 de fevereiro para o XXII encontro Provincial anual.

 

Acolhida, espiritualização focada no tema da Campanha da Fraternidade de 2018; palavra do Diretor Provincial Pe. Marcos Guimieiro; mensagem escrita da Ir. Leonides, Visitadora; presença da Conselheira Provincial Ir. Neriuza Franco; repasse do Interprovincial do Rio de Janeiro, realizado em junho de 2017; partilha de experiências de missão das comunidades de Palmas, Toledo e Pontal do Paraná, como também da missão vivenciada pelo Pe. Marcos em Moçambique e Angola na África; um momento descontraído e de confraternização na noite cultural onde se deu a participação das Irmãs da Cúria e membros do Conselho, foi tudo o que aconteceu nestes três dias de encontro.

 

Com a temática "Igreja em Missão e Projetos", Pe. Estêvão, da Congregação dos Missionários Xaverianos, nos trouxe elementos fundamentais sobre a Missão, a partir do evangelho de Marcos 6, onde Jesus chama seus discípulos para que estejam com Ele e permaneçam na sua escola. Destacou em sua fala a missão hoje e os deslocamentos fundamentais para uma Vida Religiosa Consagrada a serviço dos pobres. Como ponto de partida elencou os 5 sinais dos tempos: a crise do individualismo, a fome de espiritualidade, o fenômeno da globalização, uma nova visão cosmológica e a revolução tecnológica.


Repensar a missão hoje é uma urgência. “A Igreja peregrina é missionária por natureza, porque tem sua origem na missão do Filho e do Espírito Santo, segundo o desígnio do Pai” (AG 2). Por isso, o impulso missionário é fruto necessário à vida que a Trindade comunica aos discípulos (DAp 347). Uma missão para comunicar vida. Aqui descobrimos outra profunda lei da realidade: que a vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros. Isso é, definitivamente, a missão (DAp 360). O projeto de Jesus é instaurar o Reino da vida (...) O conteúdo fundamental da missão é a oferta de vida plena para todos (DAp 361). Urge a renovação missionária de nossas comunidades. Para nos convertermos numa Igreja cheia de ímpeto e audácia evangelizadora temos que ser de novo evangelizados/as” (DAp 549).

 

Encerramos nossos trabalhos com uma participativa celebração de envio, fazendo memória dos ditos de Irmã Suzanne Guillemin como compromissos de vivência até o nosso próximo encontro.

 

CECIMPO 2018

Galeria