Projeto de Vida 2019

 

 

APRESENTAÇÃO:

 

Em sintonia com as temáticas dos anos anteriores, assumimos para 2019 o tema Projeto de Vida como motivação de nossas práticas pedagógicas e pastorais. A expressão que já integra o slogan institucional da Educação Vicentina nos remete ao sentido de nossa ação educativa: educamos para cooperar na construção de projetos de vida integrados, dialógicos, criativos, compartilhados.  Nesse intuito, somos movidos/as a refletir sobre as trajetórias humanas, socioculturais e espirituais que temos acompanhado em nossa missão cotidiana, especialmente de nossos/as educandos/as.

 

IDENTIDADE VISUAL:

 

A identidade visual do projeto 2019 nos apresenta dois componentes principais: um carimbo em formato circular, tendo ao centro a logomarca da Educação Vicentina e a inscrição “Projeto de Vida”, e as frases em formato de lettring contendo as ênfases temáticas. Registrado em tom grafite, o carimbo comunica nossa compreensão de Projeto de Vida como a marca que imprimimos no mundo, a singularidade de nossa existência. Seus traços abertos e incompletos traduzem o movimento de busca e crescimento permanentes que caracterizam nossas trajetórias existenciais, cuja vivacidade está representada na cor vermelha da inscrição que dá nome ao projeto. A logomarca ao centro traduz um compromisso da Educação Vicentina: contribuir para a construção de Projetos de Vida integrados e dinâmicos.

As frases que acompanham o carimbo explicitam as razões de nosso compromisso ativo com o Projeto de Vida de nossos/as educandos/as. O conjunto artístico composto por fontes e formatos diferenciados traduzem a diversidade que acompanha esse processo, e a dimensão estética, lúdica e celebrativa da existência.

 

ÊNFASES TEMÁTICAS:

 

O vínculo existente entre a temática assumida e a proposta pedagógica da Educação Vicentina se dá no entendimento do conceito de projeto de vida, traduzida nas expressões orientadoras que acompanham este lema: educar para a vida -  educar para ser -  porque viver é dom - porque viver é ação. Descritas na lógica de um objetivo (o que e para que), elas estão conectadas com nossa proposta pedagógica e dialogam com nossos referenciais teológico-pastorais e vicentinos.

 

  • Educar para a vida

Uma educação para a vida não é ponto de chegada de planos de ensino e conteúdos programáticos, mas é o movimento criativo e integrado entre o ontem, o hoje e o amanhã como momentos singulares de uma mesma existência, seja ela pessoal ou coletiva. O que aprendemos precisa fazer sentido para nosso viver!

 

  • Educar para ser

A pessoa, o sujeito aprendente tem prioridade em relação às estruturas e métodos educativos, os quais precisam estar orientados para essa referencialidade do humano. Todo empenho pedagógico-pastoral não está subordinado a uma meta de competência profissional e resultados de sucesso. A educação é mediadora de experiências de sentido e um caminho oportuno para o encontro da pessoa com sua identidade mais profunda e verdadeira.

 

  • Porque viver é dom

Aprender e ensinar são uma aventura prazerosa, celebrativa, lúdica. É dádiva, presente, graça; é a presença e ação amorosa de Deus na história, em nós e através de nós, no exercício humano de aprimorar-se. Uma educação que converge para a vida permite intuir e contemplar o belo no cotidiano, na diversidade que nos cerca, nos caminhos que assumimos.

 

  • Porque viver é ação

Nossos projetos de vida não são conceitos abstratos, mas envolvem nossas forças humanas, intelectuais, técnicas, afetivas, espirituais. Nossa irrenunciável cooperação na construção de um mundo melhor, e de relações que sonhamos e projetamos comporta posturas proativas frente a própria existência, que perpassa elementos como a escolha profissional, as prioridades e valores pessoais, a criticidade propositiva diante da conjuntura de mundo e sociedade, o uso responsável dos recursos da Terra, a sustentabilidade das relações.

 

OBJETIVOS:

 

  • Geral: Descrever e aprofundar a ação educativa vicentina na perspectiva de projeto de vida, nas interfaces pessoal, comunitária e social, com vistas à promoção da integralidade da formação da comunidade educativa vicentina.

 

  • Específicos:
  • Apresentar o caráter permanente, integral e relacional da ação educativa, superando a visão programática de aquisição de conteúdos ou cumprimento de etapas (EDUCAR PARA A VIDA);
  • Relacionar a missão educativa com a construção e acompanhamento dos processos e experiências existenciais (EDUCAR PARA SER);
  • Aprofundar a dimensão estética e místico-celebrativa enquanto elemento constitutivo dos processos educativos, na percepção de si e de presença/pertença no mundo (PORQUE VIVER É DOM);
  • Articular o lugar e as atribuições pessoais e comunitárias com as escolhas e opções para a vivência de projetos de vida integrados e co-responsáveis (PORQUE VIVER É AÇÃO).

 

ILUMINAÇÃO BÍBLICO-TEOLÓGICA:

 

“Onde estiver o teu  tesouro, ali também estará o teu coração” (Mt 6, 21).

 

A passagem bíblica que inspira nosso projeto pedagógico-pastoral 2019 é extraída do Evangelho de Mateus e se situa no contexto do chamado Discurso Evangélico, comumente conhecido como Sermão da Montanha. Nele Jesus expõe às multidões o espírito que compõe o Reino de Deus. Entre os ensinamentos que comunica, o Mestre nos convida a optar por tesouros que permanecem, que se eternizam; é neles que somos chamados/as a depositar o nosso coração.

 

No sentido bíblico o coração é entendido como o lugar das decisões de uma pessoa, o centro principal da atividade emocional do corpo, o símbolo que designa o caráter, a personalidade de alguém. Na Sagrada Escritura, todo processo de mudança e de conversão passa pela transformação do coração.

 

O coração é igualmente o ponto de encontro de nossa reflexão sobre Projeto de Vida. Este pode ser traduzido como nosso tesouro por excelência, a síntese de nossas opções fundamentais, a experiência sagrada de nossa história tecida na acolhida da vida como dom de Deus e tarefa de amor.

 

Nas diferentes etapas de nossa existência, o processo educativo é uma experiência do coração à medida que nos possibilita intuir e assumir esses tesouros que carregamos, expressão da beleza de nosso ser, agir e conviver no mundo.

 

EDUCAÇÃO E PROJETO DE VIDA:

 

Entendemos Projeto de Vida como a experiência de maturação e significação da existência que abrange todas as dimensões da vida pessoal e coletiva. Neste movimento estão envolvidas nossas identidades, as relações que tecemos, os contextos em que estamos inseridos, nossas pertenças culturais e religiosas.

 

Falamos, assim, do Projeto de Vida como um exercício aprendente, um itinerário permanente de descobertas e escolhas. Falamos de um processo educativo por excelência. Nesse movimento existencial, a Educação possui um papel singular à medida em que oferece e media horizontes, ferramentas, linguagens e valores para que essas disposições sejam amadurecidas e assumidas na verdade e na liberdade.

 

PROJETO DE VIDA E CARISMA VICENTINO:

 

Ao fazermos memória da origem do Carisma no século XVII observamos que o intuito pelo qual os Fundadores assumem a missão educativa brota de uma leitura da realidade que tem como horizonte a busca da vontade de Deus. Esta busca, por sua vez, esteve visceralmente ligada com a conjuntura de mundo em que eles viveram. Em um contexto sociocultural e religioso em que a educação é privilégio de alguns, Luísa e Vicente são sensíveis ao papel que esta ação pode desempenhar na promoção da dignidade e na superação das estruturas humanas e sociais de pobreza e desigualdade.

 

O projeto educativo que assumiram comportou um elemento de originalidade à medida em que articulou as forças e recursos existentes. Basta observar, por exemplo, o formato de organizações das escolas paroquiais; a escolha e formação das mestras de escolas a partir de pessoas letradas da própria comunidade, em geral, no meio rural; o processo de alfabetização das primeiras Irmãs para que estas pudessem posteriormente ensinar; a vinculação da ação educativa com outras obras da caridade cristã; a priorização dos mais excluídos, especialmente as meninas, como sujeitos primeiros da ação educativa.

 

Observa-se, assim, desde a gênese do carisma, que a educação não se constituiu como um fim em si mesma, nem se atrelou à manutenção do status quo da sociedade. Em um contexto de conflitos sociais e políticos, por vezes legitimados pela questão religiosa – a desigualdade sendo lida como ‘vontade de Deus’ – a educação emergiu como um imperativo para a ética cristã na perspectiva da promoção da dignidade humana e da justiça social. Tais prerrogativas estão no cerne do projeto do Reino de Deus pregado e vivido por Jesus de Nazaré, e assumido por Luísa e Vicente como amor-serviço aos mais pobres.

 

Assim, os elementos pertencentes à identidade carismática própria, traduzidos em categorias e linguagens da ciência pedagógica, constituem o corpo teórico e metodológico que acompanha a missão-vocação da Educação Vicentina. Não se trata de um simples programa curricular, projetos pedagógicos e institucionais. A EV acena para um projeto de vida enquanto concebe e articula uma visão de ser humano e sociedade pautada nos valores espirituais e religiosos que integram sua missão e visão, assumidos a partir das experiências apostólicas de Luísa de Marillac e Vicente de Paulo, e atualizadas para o mundo e as relações contemporâneas.

 

COMISSÃO ESPECIALIZADA DE EDUCAÇÃO - PROVÍNCIA DE CURITIBA

 

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