Identidade e Missão

 

Identidade: é o setor institucional responsável pelo planejamento, articulação e dinamização da ação evangelizadora junto à comunidade educativa. A evangelização, por sua vez, consiste no anúncio do Cristo Ressuscitado, vivo e presente no seio da humanidade, fonte de vida, de amor e de paz para todos/as. O Cristo anunciado e testemunhado pela educação vicentina está pautado nas experiências apostólicas de Vicente de Paulo e Luisa de Marillac. É a partir do olhar deles para Jesus e a partir Dele para o mundo e a humanidade, que foi gestado o carisma vicentino, o qual consiste no elemento essencial da identidade institucional.

 

Missão: ser um espaço de cuidado e acompanhamento, educação da fé e serviço evangélico a toda comunidade educativa.

 

São atribuições da PEV, sendo estas assumidas em sintonia com a gestão administrativa e pedagógica de cada Instituição:

 

1.      Reflexão/aprofundamento/sistematização: aprofunda­mento teórico e operacional por meio de estudos, pesquisas re­ferentes à realidade pedagógica e religiosa das diferentes fases da vida, bem como outras temáticas pertinentes à ação edu­cativa; desenvolvimento de referenciais teológico-pastorais que fundamentem e embasem a ação pastoral; acompanhamento de processos/projetos pessoais e coletivos.

 

2.      Organização/articulação/dinamização: desenvolvimento da ação a partir dos eixos que a orientam na dimensão celebrativa, formativa e solidária, pautados em planejamento próprio, desenvolvido de forma participativa e em atenção à realidade específica de cada Instituição.

 

3.      Participação/representação: contribuição no processo de ela­boração/revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPP), bem como nos espaços e momentos da vida da Instituição em que se faz mis­ter a presença e a consideração da dimensão pastoral (formação continuada, conselhos de classe, reuniões de pais, entre outros).

 

4.      Planejamento/organização/avaliação: elaboração/revisão anual do Planejamento Participativo em nível local e provincial, desenvolvendo a proposta metodológica, priorizando a dialéti­ca, a reflexão e ação, salvaguardando as especificidades e auto­nomia, de cada instituição na concretização do plano de ação. 

 

 

O Documento Provincial Pastoral Escolar Vicentina: identidade, missão e ação, contém os referenciais teóricos e práticos para a ação pastoral em seus diferentes níveis de organização.

 

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