30/11/2017

Instituições Educativas Vicentinas celebram festa de Nossa Senhora das Graças

 

A festa da Medalha Milagrosa é um dos momentos mais expressivos da devoção marial da Família Vicentina. Neste ano em que comemoramos os 400 anos do surgimento de nosso carisma, fomos convidados/as a unir nosso louvor a Maria à ação de graças a Deus por ter suscitado na Igreja e no mundo o Carisma Vicentino.

 

Desde as origens, a Santíssima Virgem foi presença amorosa na vida dos Fundadores e daqueles/as que continuaram sua obra. As manifestações de 1830 à Ir. Catarina Labouré são o ponto alto da expressão desse cuidado materno, e Medalha Milagrosa é o sinal concreto de que a missão vicentina caminha para o Cristo e para o Reino sob o manto da Mãe de Deus.

 

No calendário celebrativo assumido pelas Instituições Vicentinas e dinamizado pela Comunidade Educativa, com particular empenho da Pastoral Escolar Vicentina, a celebração desta festa marial busca expressar de forma criativa o lugar da espiritualidade marial no projeto educativo vicentino. A partir de nossa identidade confessional, olhamos para Maria como mãe e mestra, testemunha por excelência de amor e cuidado, atitudes fundamentais da missão de educar.

 

As atividades propostas organizadas de acordo com cada realidade envolveram não somente o público interno da Instituição, mas também a comunidade de fé local, seja nas novenas e tríduos preparatórios como também no dia próprio da festa. Este ano um dos dias da novena na Capela da Medalha Milagrosa da Casa Provincial, em Curitiba/PR contou com a contribuição da Comunidade Educativa na dinamização da liturgia.

 

Outras informações e imagens na página da PEV

 

Pastoral Escolar Vicentina – Província de Curitiba

Galeria