Pedagogia Vicentina
A Pedagogia Vicentina é o nosso #JeitoVicentinoDeEducar. Constitui documento oficial da Educação Vicentina, resultado do trabalho colaborativo que envolve e compromete educadores/as, estudantes e famílias no desenvolvimento de uma Comunidade Educativa Aprendente, aberta ao diálogo e à aprendizagem permanente e compartilhada.
Sua característica é a de oferecer sínteses teóricas, inspirações e orientações para as práticas pedagógicas-pastorais de todas as Instituições Educativas Vicentinas da Província de Curitiba que formam a Rede Vicentina de Educação.
Compreende concepções, compromissos e práticas, composições de nosso carisma, identidade e missão, que florescem radicadas na história carismática da Companhia e da Província, como expressão das intencionalidades pedagógicas-pastorais e orientadora das práticas. Assim, a Pedagogia Vicentina concebe:
- a EDUCAÇÃO, direito inalienável de todos os cidadãos, como processo dialógico e comunicativo pautado no direito ao desenvolvimento e às aprendizagens de cada estudante vicentino;
- a ESCOLA como Comunidade de Aprendizagem, espaçotempo de formação, de comunicação e de inclusão, que envolve, integra e corresponsabiliza todos os seus sujeitos: educadores, estudantes e famílias;
- a PRÁTICA, comunicativa e dialógica, fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, que os reconhece, valoriza e inclui, buscando inovar e qualificar sempre seus processos educacionais;
- o/a ESTUDANTE, sujeito de direitos e de responsabilidades, como foco dos processos educacionais em vista de seu desenvolvimento integral, protagonista de suas aprendizagens e de seu projeto de vida;
- a AVALIAÇÃO, em perspectiva formativa e integrada ao processo ensino-aprendizagem, como mediação para acompanhar, orientar e reorientar os processos de desenvolvimento e de aprendizagem dos estudantes vicentinos.
Como uma proposta de educação integral, implica em novas perspectivas sobre nossos modos de ser, fazer e relacionar-se e impacta nossas concepções e práticas sobre escola, organização curricular, avaliação e metodologias a serviço dos sujeitos dos processos de ensino e aprendizagem.
Pautamos nosso agir educativo no aprender enquanto direito e no/a estudante como sujeito de direito de desenvolvimento e aprendizagem, protagonista de seu projeto de vida e centro dos processos educativos da escola. Por meio de situações de aprendizagem diversificadas, pertinentes e adequadas a cada etapa do ensino, vinculadas às competências gerais da BNCC, oportunizamos a construção de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, em processos de ensino e aprendizagem protagonizados e compartilhados entre professores e estudantes.
Os movimentos que estamos engendrando de inovação e qualificação dos processos educacionais da Educação Vicentina, sintetizados e informados por meio de sua Pedagogia, constituem um caminho de diálogo aberto, plural, participativo e de corresponsabilização de toda a Comunidade Educativa.
Cada um/a de nós, educadores/as, estudantes e famílias, é convidado a percorrer juntos um novo itinerário de aprendizagem, cuidado, convivência e ação transformadora e significativa no mundo, a compartilhar essa construção de outro mundo possível onde caibam todos, cuja elaboração e concretização passa também por nossas salas de aula.